NUM MINUTO
SINTA-SE LÁ
De repente a arquibancada do Bumbódromo se ilumina e vira um rio de águas azuis...
Os reflexos da luz transformam o chão em um ambiente aquático onde dançam bichos estranhos. Ouve-se o farfalhar das folhas da floresta a partir dos movimentos e dos sons produzidos pelos brincantes. Todo o esplendor da floresta estampado na variedade de texturas e cores dos figurinos.
Nas noites mágicas do Festival de Parintins, que acontece todo mês de junho, no meio da Floresta Amazônica, o deslumbramento é constante. A grandiosidade do evento é também um tributo a essa região quente e esplendorosa, onde se encontra a maior biodiversidade do planeta.
Personagens míticos, como a Cunhã-Poranga, juntam-se a figuras históricas, como a sinhazinha da fazenda, e a figuras típicas regionais, como o pajé e os tuxauas, num espetáculo que mistura as tradições do Norte e do Nordeste brasileiro. Aqui, a lenda do boi é recontada com o olhar dos índios e dos outros moradores desse ambiente amazônico.
Garantido, o boi branco com coração vermelho, e Caprichoso, o boi preto com a estrela azul são os protagonistas desse espetáculo.
FOTOS
Ensaio fotográfico "Boi Bumbá: Espetáculo Garantido e Caprichoso"
A rivalidade entre eles é tão grande quanto a festa.
Gente de todos os cantos do mundo vem presenciar esse espetáculo! Como não há caminhos pela terra, centenas de barcos gigantescos (com capacidade para cerca de 400 passageiros cada um), cruzam os rios e levam as pessoas a Parintins. A cidade fica pequena pra tantos turistas. Parece incrível, mas falta de espaço em meio a toda essa vastidão.
Vindo de Manaus são cerca de 400km: 23 horas de viagem na ida, rio abaixo; 27 horas de viagem na volta, contra a correnteza. Não adianta ter pressa. Aqui, é o o ritmo da floresta quem dita as regras. Aqui, celebra-se a floresta Amazônica!
FOTOS
Ensaio fotográfico "De Manaus a Parintins"
MÚSICA TÍPICA
VEM DANÇAR
Energia Incomparável
- Caprichoso
VEM DANÇAR
Legião Vermelha
- Garantido
GLOSSÁRIO
SAIBA MAIS
Live Sesc Ribeirão Preto