SINTA-SE LÁ
Finalmente chega o dia 24 de junho, dia de São João (1). O tão aguardado momento. O momento da explosão, da alegria. O momento do batizado do Boi!
Já faz quase um ano que o Boi está no curral (2). Desde a última festa, muitos novos bordados foram feitos para que ele fique ainda mais bonito.
Depois do batizado, o Boi está finalmente autorizado a ir pra rua, levar toda a sua alegria, homenageando o santo e divertindo o povo até o final do mês.
A batida dos pandericos e das zabumbas imita os batimentos do coração do Boi. E para que o Boi permaneça vivo, seu coração não pode parar de pulsar, a bateria não pode parar de tocar. Durante os dias de festa, ouve-se permanentemente a percussão ritmada. Sente-se permanentemente a vibração do seu coração.
Calor. Agitação. São dias de muita música, dança, celebração e agradecimento.
No dia 29 de junho (dia de São Pedro) ou no dia 30 (dia de São Marçal) a percussão cessa, o coração do Boi para de bater e ele volta pro curral, onde vai ficar até o próximo ano, quando será “ressuscitado”, batizado novamente em nome de São João e autorizado a sair pra rua de novo pra brincar.
__________________________
(1) Muitos bois são criados como contrapartida por alguma graça alcançada, após uma promessa feita a São João. Nesses casos, é ainda mais importante que o batizado aconteça no dia 24 de junho.
(2) Como é chamada a sede dos grupos de Bois no Maranhão.
FOTOS
Enfeitando a casa pra festa
MÚSICA TÍPICA
SOTAQUE DE COSTA DE MÃO
Em cada região do Maranhão, diferentes tipos de música foram se consolidando nas festas do Boi. Elas ficaram conhecidas como "sotaques".
SOTAQUE DE MATRACA
SOTAQUE DE ORQUESTRA
SOTAQUE DE PINDARÉ
SOTAQUE DE ZABUMBA
Fonte: Livro "Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão" - Papete
Quem vive as festas tem sempre
umas experiências curiosas...
BASTIDORES
ONDE FICA?
Matinha, Penalva, Pindaré Mirim e São Luiz (MA)