TOORO NAGASHI
FEEL THE VIBE
FEEL THE VIBE
Dots of light dimly illuminate the waters of the river. When you look closely, you can see that they are slowly moving away, following the flow of the water. It is the current that decides how fast those lights will disappear for good.
The delicate paper lanterns that illuminate the waters of the river are tributes paid to their ancestors, with whom the Japanese keep a very strong relationship of debt and gratitude, which remains even after death.
They carry the names of the honorees in writing and other cheerful drawings and figures. They are the symbol of acceptance of their departure and the desire for them to find an enlightened path.
In silence, the people who carried the lanterns to the water watch their departure. With serenity, they accept that the light goes away.
PHOTOS
TRADICIONAL MUSIC
Para entender o sentido do mantra que é repetido continuamente durante essa cerimônia, trouxemos aqui uma breve explicação do sentido de cada uma das ideias que o compõem:
Nam (南無): "devotar a própria vida";
Myo (妙): “Místico”, não no sentido de milagre, mas indicando que o mistério da vida é de inimaginável profundidade e está além da compreensão do homem;
Ho (法): “Lei”, nesse caso, se refere à inquebrável lei da vida – o ser humano nasce, cresce, torna-se jovem e depois idoso e falece.
Myoho, portanto, é uma Lei Mística, uma realidade imutável e essencial dos fenômenos da vida.
Rengue (蓮華) – “Flor de Lótus”, simboliza a simultaneidade de causa e efeito (porque a flor e a semente germinam ao mesmo tempo). Para o budismo todos os fenômenos do universo são regidos por essa lei já que a condição da vida presente é o efeito das causas acumuladas no passado e as ações do presente criam causas para o futuro.
Kyo (経) – é o “Sutra”, o ensinamento do Buda. Ele é eterno e se propaga pelas três existências da vida - passado, presente e futuro - transcendendo as condições mutáveis do mundo físico e do ciclo de nascimento e morte.
Apesar de que a mera tradução dos caracteres não expõe a profundidade da Lei Mística em sua totalidade. Poderíamos sintetizar o entendimento do Nam-myoho-rengue-kyo como uma evocação a todas as formas de vida existentes no universo, sem a limitação de tempo com a qual costumamos pensar em nossas vidas terrenas já que passado, presente e futuro germinam ao mesmo tempo.
南無 妙 法 蓮華 経
Nam Myo Ho Rengue Kyo
FURTHER MORE
Live Sesc Campinas