top of page

SINTA-SE LÁ

Não havia peixes.

Em uma manhã de outubro de 1717, 3 homens pescaram o corpo de uma imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul. Logo em seguida, rio abaixo, pescaram a cabeça da mesma imagem da santa.

Suas redes ficaram cheias de peixes. A escassez transformou-se em abundância.

A imagem quebrada foi levada para a casa de um deles e colocada em um pequeno oratório. A história do milagre dos peixes foi ficando conhecida. Os moradores da região começaram a se reunir todos os sábados para rezar o terço e agradecer à santa “aparecida” das águas, pela abundância.

Abundância em todos os sentidos: o oratório se transformou em capela, a capela em igreja, a igreja em basílica. Além dos peixes, multiplicaram-se também as pessoas, as flores, as velas, os rituais de pedidos e agradecimentos. A região hoje conhecida como Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, por fim se consagrou como o maior santuário do Brasil.

Nos dias que antecedem a festa da Padroeira, milhares de pessoas vêm em romaria para homenagear a santa. A cidade fica lotada. As lojas de lembranças testemunham a abundância por meio da venda de souvenirs. A sala das velas fica ainda mais iluminada pelos pedidos e agradecimentos. O museu dos exvotos ganha uma enxurrada de novas fotos e utensílios que comprovam os milagres atribuídos à santa. A comunidade católica reverbera o milagre original da passagem da escassez para a fartura.

PREFACIO
FOTOS

FOTOS

ORIGEM
BASTIDORES

Quem vive as festas tem sempre

umas experiências curiosas...

BASTIDORES

ONDE FICA?

Aparecida do Norte (SP)

ONDE FICA
bottom of page