top of page

Um novo projeto: Iemanjá em Festa

Andrea Goldschmidt


Há 11 anos eu resolvi mudar de carreira. Eu já tinha  mais de 40 anos e decidi que queria fazer algo completamente novo e fora da minha zona de conforto: voltei pra “escola” e virei fotógrafa!


Defini que o meu trabalho fotográfico seria focado em registrar as belezas do Brasil: as belezas naturais, das quais nós todos nos orgulhamos tanto, e as belezas culturais, que, infelizmente, a maioria dos brasileiros conhece bem pouco!


Eu logo percebi que a grande diversidade de biomas e de festas que temos de norte a sul do país tornava esse trabalho documental infindável... mas eu não tinha pressa e nem queria que o trabalho acabasse mesmo! Rs


Fui ficando cada vez mais encantada com tudo o que estava conhecendo e doida pra compartilhar essas experiências com mais gente!


Só que as festas, particularmente, são eventos muito complexos, que envolvem músicas, comidas, fantasias, mitos, crenças... Comecei a achar que as fotografias seriam insuficientes pra traduzir a riqueza desse patrimônio... Deixei de pensar em mim mesma como fotógrafa e comecei a me posicionar como uma documentarista multimidia.


Tive que me reinventar mais uma vez: aprender a usar outros equipamentos, a editar vídeos (isso eu acho que ainda não aprendi muito bem não... rs), a pensar em como apresentar tantas informações de uma maneira interessante... Por sorte, conheci vários profissionais incríveis que trabalham com ilustração, design, programação... E comecei a me arriscar no formato de webdocumentário (pelo qual continuo sinceramente apaixonada!).




A grande beleza dos webdocs, na minha opinião, é a gente poder criar soluções que permitam vivências únicas pra cada visitante. Eu gosto de pensar que cada pessoa é co-autora da experiência conforme as decisões que vai tomando durante a navegação. Não sou eu que estou apresentando a festa, mas é você quem vai descobri-la!


Iemanjá em Festa (como o nome sugere! rs) fala sobre a festa em homenagem a Iemanjá que acontece todos os anos em dezembro, na Praia Grande, litoral de São Paulo, quando centenas de terreiros, sobretudo de Umbanda, montam seus altares e levam seus filhos para uma experiência intensa de trabalhos religiosos que duram a noite toda e terminam ao nascer do sol, quando oferendas para a Rainha do Mar são levadas para a água.


Esse webdocumentário é um convite pra você a mergulhar no universo dessa celebração, explorando fotografias, vídeos, entrevistas, mitos e músicas para conhecer um pouco mais sobre essa orixá, sobre o seu culto dentro da Umbanda e sobre as pessoas que vivem e alimentam essa tradição.


É sobretudo por meio das vozes de pais, mães e filhos de santo que você vai ter acesso a experiências de conexão com o sagrado e de convivência entre as pessoas que fazem essa festa acontecer, reproduzindo a importância que a oralidade tem dentro dos terreiros das religiões de matriz africana.


Fica aqui então o convite para você conhecer esse meu novo trabalho. Pra navegar, explorar e se fascinar com essa festa popular tão rica e encantadora!


Espero, sinceramente, que você se divirta nessa viagem virtual!


E depois, me conta como foi a experiência? 



16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page