TOORO NAGASHI
NUM MINUTO
SINTA-SE LÁ
Pontinhos de luz iluminam fracamente as águas dos rios. Ao observar mais atentamente, nota-se que estão se afastando vagarosamente, seguindo o fluxo da água. É a correnteza quem decide com que velocidade aquelas luzes irão desaparecer de vez.
As delicadas lanternas de papel que iluminam as águas do rio são homenagens feitas aos antepassados, com quem os japoneses guardam uma relação muito forte de dívida e gratidão, que permanece inclusive após a morte.
Elas levam os nomes dos homenageados escritos e outros desenhos e figuras alegres. São o símbolo da aceitação da sua partida e o desejo de que encontrem um caminho iluminado.
Em silêncio, as pessoas que levaram as lanternas até a água observam seu afastamento. Com serenidade, aceitam que a luz vá embora.
FOTOS
MÚSICA TÍPICA
Para entender o sentido do mantra que é repetido continuamente durante essa cerimônia, trouxemos aqui uma breve explicação do sentido de cada uma das ideias que o compõem:
Nam (南無): "devotar a própria vida";
Myo (妙): “Místico”, não no sentido de milagre, mas indicando que o mistério da vida é de inimaginável profundidade e está além da compreensão do homem;
Ho (法): “Lei”, nesse caso, se refere à inquebrável lei da vida – o ser humano nasce, cresce, torna-se jovem e depois idoso e falece.
Myoho, portanto, é uma Lei Mística, uma realidade imutável e essencial dos fenômenos da vida.
Rengue (蓮華) – “Flor de Lótus”, simboliza a simultaneidade de causa e efeito (porque a flor e a semente germinam ao mesmo tempo). Para o budismo todos os fenômenos do universo são regidos por essa lei já que a condição da vida presente é o efeito das causas acumuladas no passado e as ações do presente criam causas para o futuro.
Kyo (経) – é o “Sutra”, o ensinamento do Buda. Ele é eterno e se propaga pelas três existências da vida - passado, presente e futuro - transcendendo as condições mutáveis do mundo físico e do ciclo de nascimento e morte.
Apesar de que a mera tradução dos caracteres não expõe a profundidade da Lei Mística em sua totalidade. Poderíamos sintetizar o entendimento do Nam-myoho-rengue-kyo como uma evocação a todas as formas de vida existentes no universo, sem a limitação de tempo com a qual costumamos pensar em nossas vidas terrenas já que passado, presente e futuro germinam ao mesmo tempo.
南無 妙 法 蓮華 経
Nam Myo Ho Rengue Kyo
SAIBA MAIS
Live Sesc Campinas